quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Capitulo um-- O nascimento do Lacarmélio

Então vamos lá como já havia falado vou mudar o nome das pessoas, porque aqui eles vão se tornando personagens de um história real, só vou conservar o nome do Lacarmélio porque ele é o principal.



Numa pequena cidade do interior de Minas, Itajutiba.
Dona Lina começo a sentir as dores do parto.
---Calma ,minha filha ele já vai nascer.--Dizia  dona Dina a avó que esperava ansiosa o nascimento de mais um neto.
Dona Lina tinha passado mal a noite toda, nessa época 1959, era muito comum ter filhos com a parteira, não existia médicos com facilidade, principalmente para quem não tinha muitos recursos financeiros.
Dona Dina era a mãe de dona Lina, graças a Deus ela era parteira e cuidava de tudo.
Com muita dificuldade e com muita dor Lacarmélio nasceu.
Dona Lina passou muito mal, seu Alfonso pai de Lacarmélio era farmacêutico, aplicou alguns antibióticos nela e cuidou do pequeno menino.
----Nossa mamãe, será que ele vai vingar?  ---Perguntava dona Lina para  a mãe.
---Claro que vai minha filha, nos vamos cuidar bem dele. Só não gostei desse nome feio que esse seu marido colocou no menino.
---Lacarmélio ---Repetiu dona Lina.
O tempo foi passando Lacarmélio conseguiu  ficar forte e sobreviveu ao mal de umbigo.
naquela época era muito comum culpar as crianças de morrer de mal de umbigo, uma doença que se agravava por infecção onde quem cuidava das crianças achava que tinha que encher a ferida umbilical com fumo de rolo e ervas, mas mais uma vez Lacarmélio foi salvo, seu pai sendo um pouquinho mais instruído tratou logo de colocar a mão e curar o pequeno menino.
---Você fica deixando essa sua mãe colocar tudo no umbigo dele, é isso que da.--Resmungava seu Alfonso.
----Não fale assim de minha mãe, ela é uma parteira de mão cheia, socorre todas as mulheres da região, até menino enrolado com tripa ela salva.  ----Enrolado com tripa era as crianças que nascia e as vezes sufocavam com o cordão umbilical---
---Ela pode ser a melhor parteira, mas umbigo não é pra ficar entupido de folhas, é uma pequena ferida e precisa ser cuidada.
---Tá bom cê faz o que for melhor e salva meu menino.
Dona Lina conheceu seu Alfonso depois de uma separação, foi casada com um homem escolhido pelos seus pais e esse casamento não deu certo, ela uma mulher de muita atitude depois de muito sofrimento largou dele e foi viver com seu Alfonso, um homem que não era muito aprovado pela sociedade da época e principalmente pela sua mãe, essa parteira já de idade.
Dona Lina tinha um filho do primeiro casamento. Júlio. Era um doce de criança já com 11 anos acompanhava sempre de perto o sofrimento da mãe, tinha visto o seu pequeno irmão mais velho Guilherme morrer como sua mãe dizer a míngua ( palavra antiga que significava fome).
Seu Alfonso não o tratava bem, mas ele gostava muito do pequeno Lacarmélio, ele não conseguia falar esse nome direito e assim todos o chamavam de Laca.
Seu Alfonso era um desses homens que se julgava muito charmoso, se encantou com dona Lina a professora e uma das mulheres mais bonitas do Rochedo ( Itajutiba) ela era uma mulher digna e mesmo estando separada do primeiro marido, foi um custo par ela aceitar viver com ele, fizeram um contrato de casamento e foram morar juntos, ela relutava sabia da "fama" dele de mulherengo, mas aquele bigodinho a deixava louca.
Dona Dina morava com a filha, já estava viúva e de idade.
Já passado um certo tempo, eles resolveram ir morar em Itabirinha de Mantena.
Seu Alfonso além de mulherengo ( era casado talvez com mais umas duas mulheres) gostava mesmo de um joguinho, o que ganhava na farmácia durante o dia perdia na mesa do jogo a noite.
Quando passava aperto colocava até o salário de dona Lina no jogo.
Lacarmélio já estava com quase um ano quando chegaram em Itabirinha, logo, logo dona lina engravidou de novo.
---Tomara que dessa vez eu tenha uma menina, uma filha seria muito bom nessa altura de minha vida.
Dona Lina já era uma mulher de 36 anos, quando Lacarmélio nasceu ela tinha 33 na época já era considerada velha, mas era uma mulher muito atraente.
----É e chega de filho, com esse marido que você arrumou, não deveria ter mais nenhum.
Leninha foi o nome dado a menina que nasceu numa virada de ano novo, com se Alfonso fazendo farra com uma porção de prostitutas num morro lá em Itabirinha.
Dona Lina resolveu por um ponto final naquela triste história. Estava cheia de dividas, não sabia como ia pagar, mas com aquele homem não dava pra continuar.
Julio e dona Dina deram graças a Deus não aquentavam mais aquele home, que só chegava bêbado em casa e se julgava o dono de tudo.
Não foi fácil, mas ele foi embora, disse que ia atraz de novos horizontes, mas que a amava muito, e voltaria pra pagar as dividas e cuidar dela e dos filhos.
Dona Lina sempre falou bem dele pros filhos, mas ele de volta ela não queria e mais homem nenhum, ia viver pra pagar as dividas que ele deixou no nome dela e cuidar da mãe e dos treis filhos.

Um novo começo
Não foi fácil, mas a vida segue pra frente, ela foi muito bem aceita pelas pessoas de Itabirinha, fez muitas amizades e o pequeno Lacarmélio crescia.
Júlio era muito inteligente, sendo o filho mais velho cuidava dos dois irmãos pequenos com responsabilidades de pai, afinal se sentia o homem da casa.
--Esse menino é muito atentado mamãe. -- falava se referindo ao Laca.
---O que ele aprontou hoje. --Perguntava dona Lina depois de um dia cheio, cuidava de duas classes e estava dando aulas a noite em casa pra uma turma mais velha ( Mobral).
--Peguei ele andando em cima da cerca indo lá pra pedra ( Pedra da Boneca)
---Meu Deus! Ele se machucou?
---Que nada, eu que espetei a mão correndo atraz dele, e tentando pegar ele pelas pernas.
Laca era impossível, não dava tempo pra ninguém, queria conhecer as coisas o mais rápido possível, descobrir o mundo.
Uma das coisas que o acalmava muito era leva-lo ao cinema.
Tínhamos em Itabirinha de Mantena dois cinemas: Do seu Nenen Machadinho e do se Din.

Obs: Esse capitulo começo mais tarde ou amanha.   Mobral era o nome de um curso que o governo da época de 1960 iniciou para alfabetizar pessoas de mais idade. Pedra da Boneca é a pedra mais linda que existe em todo o planeta terra.

3 comentários:

  1. Bom ver a honestidade do seu artigo. `As vezes, falar a verdade sobre personagens muito chegados a nós é difícil. Minha mãe não gosta quando escrevo sobre pessoas conhecidas... Realmente é uma faca de dois gumes...

    ResponderExcluir
  2. Itajutiba,distrito de Inhapim,MG? Ficção ou você conhece essas terras? abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jupac, ficção não.
      Itajutiba foi onde Lacarmélio nasceu, filho de Alfêo cândido de Araujo e dona Hortelina.
      Abraços

      Excluir